Fundação Champalimaud

Para uma futura

geração de cientistas

Desde o início, a Champalimaud Research (CR) definiu como um dos seus principais objetivos, educar os futuros cientistas. Para o efeito, a CR tem desenvolvido e implementado diversos programas educacionais, cursos avançados e workshops. O mais relevante dos quais é sem dúvida o International Neuroscience and Physiology Doctoral Programme (INPDP), o programa de doutoramento da Fundação Champalimaud.

International Neuroscience and Physiology Doctoral Programme (INPDP)

Programa de Doutoramento em Neurociências

Um programa de doutoramento de referência

Criado em 2007, o INPDP conta já com 12 edições, a última das quais teve início no primeiro trimestre de 2019.

Desde a sua última edição, o programa contempla a investigação dos fundamentos biológicos da mente e do comportamento, assim como as interações celulares e moleculares que estão na base da manutenção do equilíbrio fisiológico. Nesse sentido, o programa procura, numa primeira fase, dar aos estudantes os conhecimentos base para o desenvolvimento de trabalho de investigação inovador e interdisciplinar em áreas como a neurociência e a fisiologia. Segue-se um período de rotação nos laboratórios existentes na Champalimaud Research, e por fim a seleção do laboratório onde irão conduzir investigação aprofundada acerca dos tópicos específicos a desenvolver durante as suas teses de doutoramento.

Os doutorandos, oriundos das mais diversas áreas de formação, são motivados a desenvolver resiliência a desafios intelectuais, aprender novas técnicas e modos de pensar e trabalhar em equipa. A curiosidade, autonomia e criatividade são estimulados, a par da independência de pensamento, para criar um ambiente de trabalho único e desafiante.

Trata-se de um programa acreditado conferente do grau de doutor pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) ou pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e conta com o apoio financeiro da Fundação Champalimaud.

O período de candidaturas encontra-se aberto de 2 de Março a 30 de Abril de 2020.

Para saber mais acerca do INPDP, consulte o seguinte link

.
International Neuroscience Doctoral Programme (INDP)