Prémio Visão
Prémio António Champalimaud de Visão
Fundação Champalimaud

Prémio

António Champalimaud de Visão

O Prémio António Champalimaud de Visão tem o apoio da "Visão 2020 – O Direito à Visão", uma iniciativa global para a prevenção da cegueira lançado em colaboração com a Organização Mundial da Saúde e com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira.

O Prémio é atribuído anualmente e alternadamente entre as contribuições para a investigação genérica na área da visão (em anos pares) e contribuições para o alívio dos problemas da visão, fundamentalmente nos países em desenvolvimento (em anos ímpares). Podem candidatar-se ao Prémio laboratórios/organizações produtivas ou esforços de colaboração e, que desta forma, podem envolver grupos provenientes de mais do que uma instituição ou disciplina.

O Prémio não se dirige apenas às grandes organizações mundiais, mas a todas as organizações que, independentemente da sua dimensão, consigam demonstrar resultados com grande impacto. Estas podem ter um âmbito local, nacional, regional ou internacional.

O júri do Prémio é constituído por um distinto painel de reputados cientistas internacionais e de notáveis figuras públicas cujas vidas têm sido dedicadas à resolução dos problemas e à supressão das necessidades do mundo em vias desenvolvimento.

Candidatura

Prémio Visão

Uma iniciativa global

Elegibilidade dos candidatos

Podem candidatar-se ao Prémio António Champalimaud de Visão, laboratórios, organizações ou projetos de vanguarda resultantes de esforços de colaboração, dedicados à investigação ou à luta, no terreno, contra a cegueira. Os candidatos poderão ser compostos por grupos provenientes de mais do que uma instituição ou disciplina.

Processo de participação

O Prémio é atribuído em anos alternados a contribuições para o alívio dos problemas da visão (sobretudo nos países em vias de desenvolvimento) e para contribuições para a investigação genérica efetuada na área da visão.

As candidaturas para o Prémio António Champalimaud de Visão terminam a 31 de dezembro. O Prémio é atribuído em anos ímpares a contribuições para o alívio da cegueira e problemas da visão em regiões em desenvolvimento. Em anos pares o Prémio é atribuído a grupos que se dediquem à investigação, básica ou clínica, no campo da visão e que tenham contribuído para avanços significativos na compreensão e/ou preservação da visão. Os projetos poderão candidatar-se diretamente ou ser nomeados por membros reconhecidos da comunidade científica.

Formulário de participação dos candidatos

Todos os anos estão disponíveis formulários online e as inscrições, depois de devidamente preenchidas, deverão ser recebidas pela Fundação até ao dia 31 de dezembro do ano anterior ao que se refere o Prémio. Serão aceites materiais na primeira metade do mês de Janeiro mas agradecemos notificação da preparação e envio dos mesmos.

Acompanhamento das inscrições submetidas

Após a recepção dos formulários de inscrição, a Fundação Champalimaud poderá contactar os candidatos e/ou os promotores (quem nomeia) para solicitar informações adicionais.

Valor do Prémio

O Prémio de € 1.000.000 poderá ser utilizado em todas as formas que potenciem o contributo inestimável do grupo/organização vencedor.

Caso tenha dúvidas, necessite de esclarecimentos adicionais ou de informações específicas, poderá contactar-nos para:
T (+1) 617 959 5277 (EUA)
T (+351) 210 480 200 (Portugal)
Email: award@fchampalimaud.org

Vencedores 2018

Prémio António Champalimaud de Visão 2018 distingue primeira terapia genética a conseguir curar uma doença humana hereditária.

Fundação Champalimaud

Membros do Júri

Prémio Visão

Membros do Júri Prémio Visão

Os melhores para avaliar os melhores

O júri do Prémio Visão é constituído por um distinto painel de conceituados especialistas internacionais e de notáveis figuras públicas cujas vidas têm sido dedicadas à resolução dos problemas e à supressão das necessidades dos países em vias desenvolvimento.

Membros do Júri

Prémio Visão

Alfred Sommer

Alfred Sommer

Presidente

Amartya Sen

Amartya Sen

Carla Shatz

Carla Shatz

Gullapalli N. Rao

Gullapalli N. Rao

Graça Machel

Graça Machel

Jacques Delors

Jacques Delors

José Cunha-Vaz

José Cunha-Vaz

Joshua Sanes

Joshua Sanes

Mark Bear

Mark Bear

Paul Sieving

Paul Sieving

Susumu Tonegawa

Susumu Tonegawa

Vendecores

Prémio Visão

Conheça os projetos vencedores

2018 marca o 12º aniversário do Prémio António Champalimaud de Visão. Saiba mais acerca do trabalho desenvolvido pelos vencedores do maior Prémio atribuído na área da visão.

2018

Prémio António Champalimaud de Visão 2018

Prémio António Champalimaud de Visão 2018 distingue a primeira terapia genética a conseguir curar uma doença humana hereditária.

Numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e na presença de convidados nacionais e estrangeiros e da família de António Champalimaud, foram anunciados, no dia 4 de setembro, os grupos de investigação vencedores do Prémio António Champalimaud de Visão 2018, cujo trabalho conduziu ao desenvolvimento de uma terapia genética que trata uma forma de cegueira infantil.